O Caçador Artigos Podengo portugues

Podengo portugues

Podengo portugues

podengo portugues

Podengo Portugues 

O Podengo Português é uma das raças de cães mais completas e mais inteligentes a face da terra, é um cão nato caça, principalmente caça ao coelho,sendo também utilizado como cão de caça ao javali .

Perfil da raça:

  • Origem: Portugal Podengo Portugues 
  • Grupo: Cães de caça, guarda e companhia.
  • Porte: Pequeno, Médio e Grande
  • Altura: De 20-30 cm; 39-54 cm; 55-70 cm.
  • Peso: 4-6 kg; 16-20 kg; 20-30 kg
  • Temperamento:  Inteligente, óptimo cão de companhia e um caçador nato.
  • Treino e Aprendizagem: Fácil aprendizagem para a maioria dos donos.
  • Obediência: Médio
  • Grau de energia: Elevado
  • Treino diário: Cerca de 1 hora
  • Saúde: Cão saudável e duro
  • Esperança média de vida: 12 a 16 anos
  • Ambiente ideal:  casa com quintal

Características Físicas do Podengo Portugues 

O podengo portugues, seja de que porte for ele é um cão  com óptimo esqueleto e com boa postura fisica. A cabeça do podengo portugues tem formato de pirâmide quadrangular, com orelhas pontiagudas, de forma triangular, levantadas. As suas orelhas apresentam-se direitas, verticais e quando estão atentos estas surgem ligeiramente inclinadas para a frente ,sendo possivel detetar qualquer ruido seja na caça ou em outro exericio qualquer a 1 kilometros de distancia.

Quanto à musculatura do seu corpo é seca e forte. Sem duvida que os exemplares desta raça são extremamente bem constituídos, com músculos secos e de estatura muito proporcional. O seu aspecto físico permite a estes cães podengos serem rápidos e muito resistentes, acabando por não sofrer da maioria dos problemas que outras raças têm a nível muscular e de esqueleto.

Pelagem e cor do Podengo Portugues :

Como dissemos antes acima, esta raça apresentam-se dividida em três sub-categorias relativas ao seu tamanho, mas também ao comprimento e grossura da sua pelagem, acabando por definir 6 tipos de podengos portugueses.

Existem dois tipos de pelagem: a curta e lisa ou longa e cerdosa.  Ambas são de espessura média e não possuem como a maioria das raças a camada de sub-pêlo. Os exemplares de pêlo curto têm uma pelagem mais densa que os de pelagem comprida.

As cores dividem-se em malhados, amarelados,castanhos,unicolores.

Relembra-mos que o podengo portugues, é um cão nato de caça ao coelho, este cães apesar de serem muito bons caçadores, são ótimos cães de guarda também!

Não compre ,adopte, estes cães encontram-se facilmente em canis municipais, sabemos que muitas pessoas fazem deles venda, mas cabe a pessoa comprado entender, se prefere e tem possibilidade de comprar , ou se prefere adoptar um, e treinar-lo como bem entender! Não incentive a compra ! Estes animais , há 10 e 20 anos atrás , os caçadores em portugal, faziam questão de dar-los, actualmente é que aproveitam-se e incentivam a venda!

Um Bom caçador que ama a caça , não compra o cão já a caçar! ENSINA O CÃO A CAÇAR! TREINA O CÃO!

Ter um cão comprado, ensinado por outro caçador, não faz de si um bom caçador, até porque nem foi você que o treinou, apenas quiz poupar tempo e comprar um cão, para dizer simplesmente que consegue trazer para casa caça!

Ajude a promover o nosso site e o artigo! Partilhe na sua rede social!

Testes caçador e porte de arma : https://cartadecacador.com/onlineteste/

Tags: podengo portugues, podengo português, caes de caça,podengo português pequeno